O PRIMEIRO PASSO

Toda esta jornada tem início com uma simples pergunta: eu tenho direito ao reconhecimento da cidadania italiana?

E para responder esta pergunta que dará início a uma grande mudança em sua vida, precisamos primeiramente entender que a transmissão da cidadania na Itália é diferente da brasileira e isso costuma gerar bastante dúvida.

No Brasil, todos que nascem território brasileiro adquire automaticamente a cidadania brasileira. A esta modalidade chamamos de JURE SOLI (direito de solo).Na Itália é diferente. Somente nascer no território italiano não o torna cidadão! Um bom exemplo seria: o filho de pais estrangeiros que nasce na Itália não é italiano, mas sim estrangeiro. Nasce um cidadão italiano quem é filho de pai ou mãe italiano, independentemente do local onde esta criança tenha nascido. A este conceito chamamos de JURE SANGUINIS (direito de sangue).

Então voltamos a pergunta que interessa: eu tenho direito ao reconhecimento da cidadania italiana?

Se você possui um antepassado (antenato) italiano, e pode comprovar esta linha genealógica, sim você tem direito!

E a melhor parte é que não há limite para transmissão do direito Jure Sanguinis.

Existem pontos importantes que vamos abordar em um próximo post a respeito da transferência por linhagem materna. Mas independente de linhagem paterna ou materna, lembre-se:Você tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana quando possui em sua arvore genealógica um antepassado italiano e pode comprovar esta linhagem.

E todo este processo para comprovar a sua linhagem inicia-se com um documento em comum a todos os requerentes: A certidão de nascimento do primeiro italiano nascido na Itália de sua arvore genealógica. É por aqui que a jornada começa!

A partir de agora você não vai mais conseguir pensar ou falar sobre outra coisa até que você esteja com o passaporte vermelho em suas mãos! É um caminho sem volta e devo te dizer que: Vale o esforço!

E para você começar organizado nesta nova e longa jornada rumo ao passado, disponibilizamos para download um modelo de arvore genealógica editável em formato word para você! (arquivo disponível para edição em computadores, não funciona em celulares).

Informação sempre é bom! Então dá uma olhada no link abaixo, o Consultor Fábio Barbiero também tem um excelente material sobre isso!
https://www.minhasaga.org/2007/12/tenho-direito-a-cidadania-italiana/

Abrações pra vocês e até a próxima!

Nereu Pasquini
nereu@encontrandosonhos.com

7 comentários em “O PRIMEIRO PASSO”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.