Validade das certidões italianas

Se você está nesta jornada para a busca do documento do seu antepasso italiano, precisa saber que as certidões possuem validade! Esta informação é importante para que você possa se organizar de maneira correta, evitando ter que buscar o documento mais de uma vez.
Em linhas gerais as certidões italianas têm o prazo de validade de seis meses e as Brasileiras, um ano. O que isso significa? Que se você tem que se organizar e ficar atento ao cronograma da sua vinda para Itália para não correr o risco de perder os documentos que emitiu!

Exemplo de documento emitido recentemente com a indicação do período de validade.

Já tivemos clientes que entraram em contato conosco com documentos com mais de dois anos com a ideia de dar entrada no processo com estes documentos. Isso infelizmente não é será possível. Então antes de sair emitindo e apostilando documento, respira, toma um café que vamos te dar umas dicas valiosas.

Exemplo de um café delicioso com validade de alguns minutos =)

Muitas vezes, depois de encontrar o documento do seu antepassado, você descobrirá que precisará fazer as temíveis retificações. Neste caso, se ela for via judicial, existe uma grande possibilidade de você precisar pegar este documento mais de uma vez, pois o prazo de validade da certidão será menor que o prazo para finalizar as retificações. Se forem alterações simples muitas vezes podem ser feitas via administrativa diretamente no cartório, o que na maioria das vezes é rápido. Então se programe e fique atento, dependendo da situação, você poderá receber sua certidão, fazer a retificação necessária e ainda dar entrada em seu processo sem a necessidade de emitir outra.

Se você não tem uma data para vir ou ainda, se pretende fazer isso daqui um ou dois anos, reflita se é o momento ideal para realizar a busca do documento de seu antenato. Pois pode ser melhor você esperar chegar mais próximo da sua vinda. Muitos clientes que nos procuram já possuem uma cópia da certidão isso facilita muito pois já poderá ver se existe ou não a necessidade de retificações e até mesmo já consultar um cartório antes para se orientar com as datas. Agora se este não é seu caso talvez você tenha mesmo que buscar a sua certidão duas vezes. Se programe financeiramente para isso para evitar surpresas.

O tempo passa! Se organize!

Então é isso, faça sempre um cronograma, tente organizar sua vinda considerando sempre diversos fatores, mas não se esqueça da validade das certidões. Muitos comunes não se importam com a data destas certidões e certamente não criarão problemas, mas o ideal é que você não dependa da boa vontade de ninguém, afinal é um investimento alto demais para correr riscos desnecessários!

Fique ligado e conte conosco!

Vamos em frente!