Existe limite de gerações para cidadania Italiana?

Esta é uma pergunta recorrente e muito comum entre nossos amigos e colegas. Muita gente tem direito a cidadania italiana, mas acredita que não, por pensar que existem limites na transmissão da cidadania Italiana. Já foram tantos boatos de que haveriam limitações que algumas pessoas passaram a acreditar nestas estórias.

Fora os boatos, existe também o fato de que, a maioria dos países da Europa impõe um limite de gerações para a transmissão, eu mesmo não conheço nenhum outro país que ofereça a mesma oportunidade que a Itália, pois aqui não existe limite de gerações! Isso mesmo! No processo de reconhecimento da cidadania italiana não há limites quanto as gerações. Na prática o que isso significa?  Isso quer dizer que, seja o seu pai, ou o seu tatatataravô o Italiano que nasceu na Itália e emigrou para o Brasil, você tem o direito a requerer o reconhecimento a cidadania italiana.

Arvore genealógica, nossa genealogia é complexa e apaixonante.

E tem mais! Não é mais italiano quem possui o antepassado mais próximo na linha genealógica, ou possui mais chances de ser reconhecido. A distância em sua linha genealógica é indiferente se você pode comprovar a sua conexão sanguínea com seu antepassado italiano, através de documento válidos e uma genealogia coesa. Se você possui direito, será cidadão, e juridicamente sem a menor diferença se o seu Dante Causa é seu pai ou seu tataravô.

É comum eu encontrar amigos que pensam não possuírem o direito à cidadania italiana, porque seu antepassado é muito distante na linha genealógica. Eu também tinha esta dúvida, e quando descobri que tinha o direito à cidadania fiquei com esta questão na cabeça, meu antenato era meu trisavô, e havia nascido em 1852! Uma linha genealógica muito distante. Eu pensava que, por este motivo, teria dificuldades de obter o reconhecimento ou que não teria direito, e hoje estou aqui com a minha cidadania reconhecida!

Não é porque seu antepassado italiano é longe em sua genealogia que tudo está acabado!

Então é isso. Cidadania italiana não tem limite de gerações! Desde que você reúna os documentos corretamente e possa comprovar de maneira clara a sua genealogia, através de documentos válidos, você possui sim o direito a requerer o reconhecimento da sua cidadania italiana. Fique atento! Se existe alguma história sobre um antepassado italiano na sua família, se vocês amam macarronada no domingo, ou ainda se quando conversa parece que está brigando, você pode ter uma linhagem sanguínea italiana!  

Um grande abraço e vamos em frente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.