Sem categoria

Por que preciso apostilar um documento na Itália?

Esta é uma questão que sempre aparece quando estamos no caminho para obter a tão sonhada cidadania italiana: Devo ou não, apostilar o documento do meu “Dante Causa”?

A resposta é simples: depende (rsrs). Depende da finalidade de uso deste documento, e elas podem ser várias. Se você vai usar a certidão italiana para retificar erros nas certidões brasileiras, então você fará uso deste documento em outro país (neste caso o Brasil) para um processo, seja administrativo ou judicial, e neste caso para que a certidão italiana tenha validade no Brasil ela precisará ser apostilada aqui na Itália. Mesmo que a certidão seja religiosa ela deve ser apostilada aqui na Itália se você for retificar algum documento no Brasil.

Foto de um exemplo de apostilamento na Itália

Agora se você fará seu processo via consulado italiano no Brasil, e não tem nenhuma retificação para fazer, ou seja, os dados do seu Dante Causa estão todos corretos, você não precisará apostilar o documento. Mas como assim? Se eu vou usar o documento em outro país eu não preciso apostilar o documento? Acontece que o consulado italiano no Brasil é um pedacinho da Itália ou seja o documento italiano em formato original é valido para esta entidade sem que precise de apostilamento, no site do consulado você pode conferir esta informação:

6. Toda a documentação deve ser traduzida e apostilada?

(…) toda a documentação que não tiver sido emitida na Itália deve ser traduzida e apostilada, devendo a tradução ser feita por tradutor juramentado(…)

Link perguntas e respostas do consulado de São Paulo

E por último, se não há correções para fazer no Brasil, e se você fará seu processo aqui na Itália (como eu fiz), você não precisará apostilar o documento Italiano, pois usará em solo italiano um documento emitido pela Itália!

Então ficou claro? Se o documento for utilizado para processos de retificação no Brasil, seja ele administrativo ou judicial, para que o documento italiano tenha validade em outro país, ele precisa ser apostilado aqui na Itália. Caso você não tenha retificações à fazer, não precisará apostilar o documento que foi emitido aqui na Itália, pois tanto o consulado italiano, quanto o comune em que você submeterá o processo aqui na Itália não exigem isso.

Em nosso serviço o que isso muda na prática: tempo. Um processo a mais demora mais (rsrs). Ah! Mas eu consigo um desconto se não precisar apostilar!? Não. Ah! Mas se apostilar fica mais caro!? Não. Nosso valor independe do apostilamento, mas o tempo de execução pode variar. Certidões que necessitem do apostilamento possivelmente terão acréscimo de tempo. Tenham em mente uma coisa, aqui na Itália cada órgão funciona a seu tempo, e nós como buscadores não podemos mudar isso.

Existe Prefettura que apostila no dia, outras em dois dias, outras em 15 dias. E neste ponto é importante saber que quanto mais você briga, mais demora. Eles tem motivos para o prazo, em sua maioria são plausíveis e não vão mudar isso só porque eu ou você quer. Normalmente é um processo simples e rápido e indolor (rsrs) mas pode demorar.

Agora acho que expliquei tudo! Dúvidas não hesitem em me chamar!

No insta: @npasquinineto ou no Whats: +39 320 194 0695

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.